Referências Estéticas

Podemos dividir as referências estéticas em 3: Linhas Média, Plano estético e Linha do Sorriso

Linha média:  Linha média dental pode desviar em até 2mm da linha media facial que o paciente não irá identificar. Mais importante que a posição da linha média é a inclinação da mesma paralela ao longo eixo da face.

Referências Estéticas

Plano Estético

Bordo incisal do IC determina a posição vertical de todos os demais dentes e o comprimento e largura do IC determina o tamanho dos demais dentes.

A exposição do bordo incisal varia de 0mm a 5mm com o lábio em repouso. Tendo em média na Mulher de 3,14mm e Homem de 1,9mm variando com a idade.

Análise Fonética-funcional

Letra “M” – Comprimento Incisal: exposição de 1 a 5mm no intervalo entre pronúncias, varia de acordo com sexo e idade. (Posição de Repouso).

Letra “I” – Comprimento Incisal: dentes superiores devem ocupar até 80% do espaço entre os lábios. Em idosos não deve ocupar mais que 50%.

Proporção Áurea (1:1,618): Distancia da base do mento ao bordo incisal é 61,8% maior que a distancia entre a base do nariz e o bordo incisal. E a distância entre a linha interpupilar e o bordo incisal é 61,8% maior que a distância do bordo incisal e a base do mento.

Comprimento Dental: Homem 10,9mm, Mulher 10,08mm variando numa média entre 10,4mm a 11,2mm. Largura varia na proporção de 75% a 80% do comprimento.

Linha do Sorriso: no sorriso máximo o ideal é não mostrar mais que 2 a 3mm de gengiva. Podendo usar essa referência para definir a posição do Zenith. 

Curvatura do lábio inferior determina a curvatura do plano estético